EnglishEspañolPortuguês

Polícia Ambiental solta 418 animais silvestres apreendidos no PI

5 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) divulgou, nesta segunda-feira (4), o balanço das operações realizadas de janeiro a maio deste ano referente às apreensões de animais silvestres em feiras populares e residências. De acordo com o relatório foram soltos 418 animais, entre eles pássaros de diversas espécies, serpentes e jabutis. Animais que sem licença ambiental não podem ser domesticados e nem criados em cativeiros.
Animais apreendidos em feiras são reinseridos na natureza pela Polícia Ambiental. Foto: Divulgação

Na primeira campanha de julho, feita nesse fim de semana, foram recolhidos da feira que fica próxima ao Museu do Piauí, no Centro de Teresina, 26 animais, sendo 22 pássaros, duas jiboias e duas iguanas. “Fazemos estas operações constantemente e sempre apreendemos animais silvestres, queremos mostrar para a população que isso não é uma prática legal, que quem faz responde criminalmente por isso”, explica o comandante da BPA, Coronel Renato Alves. Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem permissão é crime com pena de multa e reclusão de seis meses a um ano de prisão.

O Batalhão de Polícia Ambiental disponibiliza um canal de comunicação para a população no caso de denúncias de criatórios de animais silvestres e de prestações de serviços relacionados ao ambiente. Os telefones são: 3223 7221, 3225 2748 e o 190.

“Estes telefones são os nossos canais com a população, qualquer pessoa pode ligar para fazer uma denúncia ou pedir nosso auxílio em caso de aparecimento de animais silvestres em uma residência, por exemplo, temos que entender que essa é uma tendência já que cada vez é menor o habitat de várias espécies, sem ter para onde ir eles invadem casas e comércios em Teresina”, finaliza o comandante do BPA.

Fonte: Clica Piauí

Você viu?

Ir para o topo