Policiais Militares e Fiscais Ambientais do Amazonas apreenderam na noite deste sábado (16) cerca de 70 quelônios em Urucuritura. Os animais estavam na embarcação Almirante Teixeira que seguia da Vila Paraná do Limão para a sede município. Os envolvidos foram encaminhados na madrugada deste domingo (17) para Barreirinha (331 quilômetros de Manaus).
O proprietário do barco, o agricultor Rubem Moreira da Silva, 37 anos, negou que os quelônios apreendidos eram de sua responsabilidade. Ele disse que a embarcação estava fretada e que não saberia informar quem faz a locação.
O chefe da operação, Marcos Bahia informou que os animais serão entregues à coordenação do projeto de Pinchaí. De lá os quelônios devem ser devolvidos ao Rio Andirá. “A operação só teve sucesso porque a comunidade denunciou a pesca e o transporte dos animais pelos predadores”, destacou.
Além dos quelônios, os fiscais apreenderam ainda duas espingardas Calibre 20, malhadeiras e arrastões. Os envolvidos na apreensão foram interrogados e assinaram um termo de responsabilidade. Uma denúncia contra eles será encaminhada ao município de Urucurituba.
Fonte: Portal Amazônia