A Polícia Militar Ambiental resgatou nessa sexta-feira (18) dois cães das raças Yorkshire e Shih Tzu que eram vítimas de maus-tratos em uma residência no Jardim Evereste, em Presidente Prudente (SP).
A tutora dos animais, uma mulher, de 51 anos, recebeu uma multa de R$ 6 mil e ainda terá de responder pelo crime de maus-tratos a animais domésticos.
Quando chegaram ao local para a verificação de uma denúncia, os policiais constataram que os cães estavam em local insalubre, com muitas fezes e odor de urina, sem alimentação há vários dias e com uma vasilha com água imprópria para o consumo, pois continha muita terra e sujeira.
Além disso, os animais estavam com os pelos embolados e longos, há mais de um ano e meio sem banho e vacinas, apáticos, com odor de carniça e não apresentavam sinais de afetividade com a moradora da residência.
Segundo a polícia, a tutora declarou não estar prestando nenhum tipo de cuidado aos cães.
Ela recebeu um auto de infração ambiental no valor de R$ 6 mil por praticar ato de maus-tratos a animais domésticos.
A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil e a envolvida responderá pelo crime ambiental tipificado no artigo 32 da lei federal 9.065/98.
Os cães foram resgatados e encaminhados ao Abrigo Municipal de Animais de Presidente Prudente, onde receberam cuidados de médico veterinário. Assim que estiverem em condições, serão disponibilizados para adoção.
Fonte: G1