Pelo menos onze pinguins foram recolhidos pela Polícia Militar Ambiental na manhã desta terça-feira (6) na praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina.
De acordo com o soldado da Polícia Militar Ambiental, Cleber Machado, os animais estavam muito debilitados, pois chegaram ao litoral catarinense depois de migrarem da Patagônia, no Sul da Argentina. Alguns deles morreram durante o trajeto.
As aves, da espécie pinguim-de-magalhães, foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Parque do Rio Vermelho. Lá eles serão pesados, tratados e alimentados. Os animais ficam sob observação até que se recuperem completamente e sejam lançados de volta ao mar.
Machado explica que as praias de Florianópolis são um destino comum dos pinguins nesta época do ano. Eles saem da Argentina, chegam ao Brasil e voltam ao local de origem para se reproduzir. As aves que param no litoral catarinense geralmente são os mais jovens ou estão doentes.
A Polícia Militar Ambiental faz um patrulhamento nas praias da Capital para recolher os animais, mas, como possui apenas uma viatura, conta também com a ajuda dos moradores. Machado alerta para que as pessoas que encontrarem pinguins entrem em contato com a polícia ou levem os animais ao Cetas.
As aves devem ser envoltas em jornal para manter o aquecimento e transportadas dentro de caixas de papelão. Os pinguins não podem ser alimentados e nem lavados.
Mais informações pelo telefone da Polícia Ambiental: (48) 3269-7111.
Fonte: Diário Catarinense