No final da tarde de quinta-feira, policiais ambientais pertencentes ao posto de Polícia Ambiental de Cianorte (PR), ao realizarem patrulhamento aquático pelo Rio Ivaí, no município de São Tomé, flagraram três homens praticando caça e pesca predatória. Os infratores tentaram dispensar as provas do crime no rio Ivaí, porém, os policiais encontraram dentro de sacos três animais silvestres abatidos (porcos-do-mato) já limpos, e duas espingardas cartucheiras.
Foram encontrados ainda, dentro da embarcação utilizada no crime, anzóis e espinhéis utilizados na prática de pesca predatória. Os três homens foram presos e encaminhados juntamente com todo o material à Delegacia de Polícia Cianorte, onde responderão criminalmente por caça e pesca predatória, além de receberem multa administrativa de R$ 2.200,00 cada um.
No total da operação os policiais apreenderam mil metros de redes de emalhar, 330 metros de espinhel, diversos anzóis de galho e ainda autuaram mais duas pessoas em R$ 1.000,00 cada uma, por pesca predatória no Rio Ivaí, entre os municípios de Terra Boa e Japurá.
O tenente Alcimar explica que a Polícia Ambiental desenvolve policiamento no sentido de coibir a pesca e caça ilegal, bem como, reprimir também os demais crimes. Ele destaca a importância da ajuda da comunidade através de denúncias pelos telefones 0800-6430304, 44-3624-7630 e 44-3637-3439.
Fonte: Umuarama Ilustrado