No último dia 5 de novembro, a equipe de Patrulhamento da Polícia Militar Ambiental, foi averiguar a solicitação de alguns moradores que denunciavam a existência de um jacaré sendo criado irregularmente numa residência da Rua Santa Tereza, Vila Talma, em Jales (SP).
Após contato com o morador do local, foi constatado que A.N.A, mantinha em cativeiro um filhote de jacaré-de-papo-amarelo. Ele reconheceu não possuir autorização do órgão ambiental competente para criar animais silvestres e contou ter capturado o animal, por acaso, através de anzol e vara de bambú, durante uma pescaria feita há cerca de oito dias antes.
Por tratar-se de crime contra a fauna silvestre, o infrator foi conduzido até o 1º Distrito Policial, onde o delegado Elton José Honorato tomou as providências penais pertinentes e a Polícia Ambiental lavrou um Auto de Infração Ambiental com multa de R$ 500,00.
O jacaré for a periciado pelo Instituto de Criminalística e examinado por médico veterinário, que autorizou a soltura, realizada às margens de um córrego nos arredores da cidade, mas cuja localização não foi fornecida.