Um jovem de 19 anos foi detido na última semana por manter em cativeiro um filhote de animal silvestre da espécie cateto e uma ave da espécie jandaia-coquinho, sem autorização ambiental, em uma residência do autuado, localizada no Distrito de Capelinha, a 40 km da cidade de Costa Rica.
De acordo com a polícia, em operação conjunta, policiais Militares Ambientais e Polícia Civil realizaram os trabalhos da ocorrência. A PMA fez um auto de infração e arbitrou multa administrativa no valor de R$ 10.500,00.
O jovem foi levado à delegacia de Polícia Civil de Costa Rica e responderá por crime ambiental e se condenado pode pegar pena de seis meses a um ano de prisão. Os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Fonte: Aquidauana News
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.