Uma megaoperação do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, Unidade Especializada da Polícia Militar, sediada em São José do Rio Preto, deu início a um grande esforço de fiscalização ambiental nos diversos rios e represas que abrangem a sua região.
A concentração de PMs Ambientais, viaturas e embarcações teve como meta salvaguardar o equilíbrio ambiental nos mananciais após o término do período de defeso da piracema (que terminou na sexta-feira -28/2).
Além de fiscalizar os atos de pesca, os policiais orientaram os pescadores quanto às regras da pesca, locais interditados, tamanhos mínimos de peixes, e petrechos permitidos.
O Comandante da Unidade, Ten Cel Rogéio Xavier, acompanhou a largada da operação. Os policiais continuam nos rios da região ao longo do período de carnaval.
Nota da Redação: As proibições e punições não devem ocorrer apenas no período de piracema, época de reprodução e desova dos peixes. A legislação que protege estes animais neste período não visa preservar a integridade física dos indivíduos e sim garantir que, no futuro, existam mais animais para serem vitimados por essa cruel prática, para alimentar o lucro à custa da morte. A prática da pesca deve ser abolida definitivamente.
Fonte: Região Noroeste