Uma tartaruga de médio porte apareceu morta no sábado na praia de Campo Bom, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. A carcaça do animal estava na areia e próxima de algumas manchas de óleo cuja origem deve ser investigada a partir desta segunda-feira (12) pela guarnição da Polícia Ambiental com sede em Laguna.
O casco da tartaruga estava intacto, mas a cabeça apresenta sinais de deformação. Segundo a chefe da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca, demarcação da qual fazem parte as praias de Jaguaruna, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, o animal pode ter sido atingido por alguma embarcação, ter ficado presa a redes de pesca ou ainda contraído alguma doença que causou morte natural:
— Quanto às manchas de óleo é muito complicado definir uma causa sem uma observação ou investigação mais profunda.
Como o mar na região de Laguna e Jaguaruna é bastante movimentado por barcos pesqueiros que navegam próximo da costa, é possível que o óleo possa ter vazado de alguma embarcação.
O último registro de morte de animal marinho em Jaguaruna aconteceu em setembro de 2008, quando um filhote de baleia da espécie Franca apareceu sem vida na praia da Figueirinha.
Fonte: Diário Catarinense