Pássaros silvestres são apreendidos pela Polícia Militar Ambiental nesta quinta-feira (30), no bairro Itanguá, no município de Cariacica (ES), tendo a responsável conduzida até o DPJ de Campo Grande.
Após receberem ligações telefônicas dando conta da existência de pássaros silvestres em cativeiro, uma equipe de policiais ambientais a bordo de uma viatura compareceu em uma residência no bairro Itanguá, e encontraram um sabiá, dois coleiros e dois papagaios chauá mantidos em gaiolas.
A responsável recebeu os agentes ambientais, porém informou não possuir a autorização do órgão competente que lhe autorizava cuidar dos referidos pássaros em cativeiro.
Os pássaros foram apreendidos, e a responsável foi conduzida até o DPJ de Campo Grande, município de Cariacica, para as providencias cabíveis. Ao término da ocorrência, os animais foram levados para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental de onde seguirão para o projeto Cereias.
É importante ressaltar que o chauá (Amazona rhodocorytha) é uma espécie brasileira de papagaio que está ameaçada de extinção. Tais aves medem cerca de 37 cm de comprimento, com a fronte e base da maxila vermelhas, loro laranja, espelho alar e cauda com nódoas vermelhas. Também são conhecidos pelos nomes de acamatanga, acumatanga, camatanga, camutanga, chauã, chuã, cumatanga e jauá.
Segundo a Lei 9.605/98, de Crimes Ambientais, no Art. 29, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Com informações de Assessoria do 1ª Companhia da PMA de Cariacica