Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) apreenderam, na quarta-feira (28), 12 pássaros silvestres mantidos em cativeira em Antonina.
Os pássaros encontravam-se em uma residência local e consistiam em um Patativa, 5 Canários-Terra, 5 Pixoxós e 1 Curió. O soldado Gilnei Luis Pereira, auxiliar de relações públicas do BPAmb, conta que todos os pássaros são típicos da região. “O impacto provocado pelo tráfico desses animais é muito grande, pois eles são responsáveis pela plantação das árvores frutíferas da região, espalhando sementes”, disse.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil local. O soldado explica que “além de ser encaminhado à Delegacia, o caso será repassado ao Instituto Ambiental, que deverá entrar em contato com o infrator e aplicar as medidas cabíveis”.
Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Tijucas do Sul (PR), para que fosse verificado o estado de saúde deles, e se eles poderiam, ou não, voltar à natureza. “Devido ao fato de terem ficado presos, os pássaros poderão não retornar à natureza logo, pois podem ter sido muito machucados, e ter dificuldades para voar ou comer sozinhos”, conta Pereira.
Fonte: Correio do Litoral