Mais de 150 pássaros da fauna brasileira foram apreendidos e duas pessoas foram presas. A apreensão aconteceu na tarde de ontem, quando, após denúncia anônima de comércio ilegal de pássaros, policiais da 5ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (Polícia Ambiental), comandados pelos tenentes PM Hermínio e Soares, compareceram a duas residências situada na rua Aymorés, no bairro Abadia.
Ao chegarem ao local, os policiais realizaram buscas no interior dos imóveis, quando localizaram mais de 150 pássaros das espécies canário-da-terra, coleira, trinca-ferro, sabiá, entre outras, que estavam sendo mantidos em várias gaiolas.
As aves foram levadas para a sede da Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), para que sejam feitos exames e laudos nos pássaros. Segundo o tenente Hermínio, os animais que estiverem em condições serão soltos em seu habitat natural e os que estiverem domesticados passarão por exames e posteriormente serão reintegrados à natureza.
O tenente disse também que a multa será lavrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e que o valor corresponde a R$ 500 por pássaro. Os dois presos foram conduzidos até a delegacia e apresentados ao delegado de plantão.
Fonte: Jornal de Uberaba