A Polícia Ambiental de Rio Preto apreendeu, nas últimas 48 horas, 99 pássaros silvestres que estavam com 14 traficantes de Rio Preto, Catanduva e José Bonifácio. Só neste ano, cerca de 35 mil aves foram apreendidas pela polícia na região de Rio Preto.
As apreensões fazem parte da Operação Natal Livre, deflagrada na terça-feira pelo 4º Batalhão, com sede em Rio Preto. Segundo o comandante Gilmar Ogawa, o Estado de São Paulo é o maior polo consumidor do país de pássaros silvestres e também é o maior exportador.
“A região é propícia para a exportação desses animais por causa dos aeroportos e rodovias. Somos rota de migração de animais que vêm do Nordeste, Mato Grosso e Minas Gerais”, explica Gilmar.
A polícia ambiental chegou aos infratores por meio de investigação.
“Os 14 traficantes de animais foram levados à delegacia, pagaram fiança e vão responder a processos. Eles infringiram o artigo 14 da Lei de Crimes Ambientais e podem pegar de seis meses a um ano de prisão e mais multa de R$ 7,2 mil.”
Entre os pássaros, 55 são canários-da-terra. Com os homens também estavam exemplares de mutum e azulão, que estão em extinção no país. “A pena é aumentada nesse caso”, diz.
Além dos pássaros, foram encontrados também dois macacos-prego.
Fonte: BOM DIA-DIA