A Polícia Militar Ambiental apreendeu 38 aves silvestres em Maringá no início da tarde desta sexta-feira (12). Por meio de uma denúncia anônima, a equipe chegou até uma residência no Conjunto Requião, e encontrou as aves presas em gaiolas.
Foram apreendidas aves das espécies tico tico, pássaro preto, azulão, trinca-ferro, sabiá laranjeira, colarinho e papa capim. Segundo o comandante do Pelotão Ambiental, tenente Luiz André Moreira, alguns pássaros estavam feridos.
Na residência também foram encontradas caixas de leite improvisadas para o transporte das aves. O morador da casa, um senhor de 76 anos, foi detido e, segundo tenente Moreira, é reincidente. “Ele já foi detido anteriormente também pela suspeita de traficar e comercializar aves”, disse o tenente.
O idoso foi encaminhado para a Delegacia de Maringá para ser ouvido e depois seria liberado. O tenente Teixeira lembrou que a pena para esse tipo de crime ambiental varia entre seis meses e um ano de prisão e multa.
As aves apreendidas foram levadas para a sede do Polícia Ambiental e neste sábado serão encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais, em Mauá da Serra, onde serão avaliadas por um biólogo. “Aquelas que estiverem em boas condições serão soltas na natureza”, completou o tenente.
Fonte: O Diário