A Polícia Ambiental apreendeu 14 pássaros silvestres em uma residência em Lençóis Paulista (SP) na tarde desta quarta-feira (4). Segundo os policiais, eles receberam denúncia de moradores do bairro Virgilio Rocha de que haveria uma pessoa criando pássaros silvestres em cativeiro sem autorização ambiental.
As aves foram encontradas no quintal da casa durante averiguação da denúncia. No total foram apreendidos 10 canários-da-terra, duas coleirinhas, um bigodinho. O tutor informou que não possuía autorização para a criação em cativeiro.
O frentista, de 23 anos, recebeu auto de infração ambiental de advertência, e a ocorrência foi apresentada na delegacia para apuração de crime ambiental. Após o registro, as aves devem ser devolvidas ao dono do imóvel, que ficará como fiel depositário.
Fonte: G1
Nota da Redação: Manter animais silvestres aprisionados e caçá-los é considerado crime ambiental somente se o tutor não tiver licença ou se o ato for realizado de forma irregular. Apesar de pessoas serem multadas diariamente por “posse” ilegal de aves, quando regulamentado, esses animais são vendidos normalmente em pet shops, dentro de gaiolas onde permanecem por toda sua vida.