A Câmara Municipal de Poços de Caldas (MG) aprovou em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (12/12), o fim das charretes turísticas puxadas por cavalos na cidade.
O projeto substitutivo do vereador Lucas Arruda (Rede), aprovado por unanimidade, extingue o serviço de charretes por tração animal e também permite o uso de carruagens elétricas.
A sessão foi cercada por um esquema de segurança reforçado pela Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e correu com tranquilidade.
Projeto foi para a Câmara em junho
Em junho desse ano, a prefeitura encaminhou um projeto para a Câmara para criar o serviço de carruagens elétricas do município e extinguir o serviço de charretes movidas por tração animal.
A proposta recebeu várias emendas que acabaram por descaracterizá-la. Por conta do regimento da Câmara, a prefeitura não poderia apresentar novo projeto e coube ao líder do governo na Câmara, vereador Lucas Arruda, apresentar um substitutivo.
O serviço de carruagens elétricas como meio de transporte turístico, aprovado nesta sexta, ainda deve ser regulamentado pela administração municipal antes que comece a funcionar e deverá ser operado pela iniciativa privada, mediante concessão pública. A prefeitura não deu um prazo para esta regulamentação.