A Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e inspetores da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA) resgataram nesta quinta-feira (12) aves nativas da fauna brasileira mantidas em cativeiro em uma residência no bairro Jardim Caranã, na zona Oeste de Boa Vista.
Segundo o superintendente de Proteção Ambiental do órgão, Luiz Felipe Gonçalves, as equipes de fiscalização chegaram até o local por meio de denúncia anônima. Na residência foram encontradas nove aves presas em gaiolas, dentre elas, curiós, sanhaçu e canário da terra venezuelana.
“Ele mesmo capturava as aves no terreno dele. Além das gaiolas, que seriam supostamente comercializadas, tinham alçapões utilizados na captura das espécies e ainda um estilingue”, detalha Felipe. Ao todo, 15 gaiolas também foram apreendidas.
O proprietário da residência foi multado e deve pagar R$ 500 por cada espécie apreendida, além de responder por crime ambiental. Se as aves estivessem em extinção, o valor seria de R$ 5.500 por espécie. A legislação proíbe até mesmo a perseguição a esses animais.
As aves apreendidas foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Para denunciar crimes ambientais, basta ligar para a central 156 ou 3624-4451 do departamento de fiscalização da SMGA.
Fonte: G1