Uma operação conjunta da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) resgatou nessa terça-feira (23) 81 pássaros silvestres criados ilegalmente na cidade de Alexandria, na região Oeste potiguar. Doze pessoas foram autuadas por crime ambiental.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram autuados no artigo 29 da lei 9.605/98, que tipifica que criar animal silvestre sem autorização é crime com pena prevista de detenção de seis meses a um ano e multa.
As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil dependendo se o pássaro silvestre está ou não na relação dos animais ameaçados de extinção.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.