Um filhote de jaguatirica foi apreendido pela Polícia Militar (PM) do Meio Ambiente de Araxá (MG) e será encaminhado para o Centro de Desenvolvimento Ambiental da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), onde receberá cuidados veterinários para voltar ao seu habitat. Os militares apresentaram o animal na manhã de hoje (28), após sua captura na BR-262 nesta quinta-feira.
Segundo o comandante do 5° Pelotão da PM de Meio Ambiente, tenente Reginaldo Corrêa Silva, o filhote estava em um ônibus com um funcionário de uma destilaria de álcool, onde ocorreu uma queimada autorizada e o animal foi localizado pelo envolvido.
Os superiores do trabalhador pediram para que ele entregasse o animal para a seção de meio ambiente, mas ele se negou e seguiu viagem para Ibiá, quando a PM de Meio Ambiente foi notificada e efetuou sua prisão.
“Os policiais receberam esta denúncia, realizaram a vistoria no ônibus e encontraram o animal. O trabalhador que estava de posse do filhote foi preso e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Ibiá e poderá responder por crime ambiental”, diz o tenente.
O filhote mede cerca de 25 cm. Segundo Reginaldo, a intenção é que ele volte o mais rápido possível para seu habitat. “Ele vai receber todos os cuidados que merece para que pelo ao menos este exemplar possa sobreviver e voltar para seu habitat natural e se reproduzir”, destaca.
Fonte: Diário de Araxá