Dezoito pássaros silvestres foram apreendidos ontem, 10, na Vila Virgínia pela Polícia Militar Ambiental, após uma denúncia anônima. O proprietário, um aposentado de 65 anos, passou mal durante a ação. Ele disse criar pássaros desde os cinco anos de idade e afirmou que nunca teria comercializado os animais.
O aposentado foi advertido e, caso haja reincidência, poderá ser multado em até R$ 560 por cada passarinho. De acordo com o segundo sargento Marcos Fargnnoli, o aposentado possuía outros 25 pássaros com anilha, mas o registro não batia com os das planilhas do Ibama. “Ele terá 15 dias para regularizar a situação” , disse Fargnnoli. As aves vão passar por um veterinário e as que não puderem ser soltas por estarem domesticadas demais serão levadas para um criadouro autorizado. Durante o registro da ocorrência, na Polícia Civil, dois pássaros fugiram.
No ano passado, o Ibama de Ribeirão recebeu 500 animais silvestres devolvidos voluntariamente. O número, entretanto, ainda é baixo se comparado ao de bichos recuperados em ações ambientais (foram cerca de 3 mil apreensões em 2008 na região).
Fonte: Gazeta de Ribeirão