Uma denúncia de perturbação de sossego levou a Polícia Militar de Londrina, no norte do Paraná, a encontrar 17 pássaros silvestres que eram mantidos presos em gaiolas, dentro de uma residência. O caso foi na noite de quinta-feira (30). Conforme a PM, os vizinhos reclamaram que o dono da casa estava ouvindo música num volume muito alto.
Ao chegar à casa do homem, os policiais pediram para que ele abaixasse o volume, o que não foi atendido. Como o homem não atendeu a ordem da polícia, os soldados acabaram entrando na casa, para prendê-lo e acharam os pássaros.
Na ação, o homem conseguiu correr e fugir pulando um muro nos fundos da casa. A mulher dele acabou sendo autuada, em nome do marido. À polícia, ela confessou ser a tutora dos animais que, na avaliação da polícia, eram mantidos em situação de maus-tratos.
Entre as aves apreendidas, estava um cardeal, que teve dois dedos da pata amputados. A PM acredita que isso aconteceu quando tentaram colocar uma anilha de identificação do Ibama falsa no animal já adulto, o que é proibido.
As aves foram levadas para um centro de tratamento de animais silvestres, onde devem ter tratamento especializado. Os animais devem ser avaliados e passar por um acompanhamento, antes de serem soltos novamente na natureza.
Fonte: G1