Por David Arioch
O deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI) apresentou ontem na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 167/2019, que prevê redução de impostos para clínicas veterinárias que realizarem pelo menos dez castrações gratuitas por mês de animais enviados por organizações de proteção aos animais.
A justificativa do deputado é que no Brasil a maior parte das clínicas veterinárias é de pequeno porte, o que demanda “tributação mais branda”, assim como já ocorre com clínicas médicas e odontológicas de pequeno porte. “Para fazer jus a tal benefício, as clínicas de veterinária deverão comprovar a realização das castrações, a fim de evitar fraude”, informa Sampaio.
E acrescenta: “A exigência da realização de cirurgias gratuitas de castração poderia trazer benefícios para toda a sociedade, com maior controle da população de dezenas de milhões de cães e gatos no país, e com benefícios para os próprios animais, já que a castração previne doenças, reduz agressividade e agitação, e acaba com cios e gestações indesejadas.”
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.