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Plataforma ajuda a encontrar animais perdidos e conecta cães e gatos sem lar a novos tutores

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9 de dezembro de 2020
Redação | Bruna Araújo Redação | Bruna Araújo Redação | Bruna Araújo
5 min. de leitura
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A fuga e desaparecimento de um animal amado pode ser uma pesadelo da vida de muitas famílias. Diariamente, a ANDA publica em sua sessão Você é o Repórter uma série de apelos e conteúdo de tutores que perderam seus amigos de quatro patas e cães e gatos errantes que parecem em busca de seus lares. Graças as nossas publicações, já promovemos diversos finais felizes e teremos a chance de fazer ainda com uma nova parceria: o Petspot.

O Petspot é uma plataforma desenvolvida para ajudar a conectar animais e tutores, com o bônus de também facilitar com que cães e gatos sem lar possam finalmente ter uma família. O projeto foi desenvolvido por Henrique Favery, especialista no desenvolvimento de projetos de comunicação e marketing, o seu amigo Fernando Iervolino, que fez um significativo investimento financeiro e a equipe da empresa Buu Digital, agência premiada e especializada em soluções de realidade aumentada para a web.

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Favery conta que a ideia do projeto nasceu há sete anos. “A Ideia inicial surgiu em 2013 quando a minha gatinha chamada Amy fugiu de casa e foi roubada por alguém. Descobrimos, pois ela ficou 5 dias desaparecida e quando voltou ela estava com a coleira, que era muito bonita, mas sem o pingente que tinha o nome, endereço e telefone. Foi em 2013, que na época estava envolvido com um projeto de Big Data, e surgiu a ideia de conseguir o contato telefone e e-mail de todos ao redor de minha casa, para enviar a informação do desaparecimento”, disse em entrevista à ANDA.

Ele explica ainda que a Petspot só nasceu graças a uma grande corrente do bem. “A ideia apenas se tornou realidade quando um grande amigo, Fernando Iervolino, acreditou na ideia e investiu todas as suas economias, para conseguirmos realizar o sonho de ajudarmos esses animais e suas famílias. Juntos, conseguimos formatar e evoluir a plataforma de maneira inovadora e muito mais abrangente focada nos problemas reais vividos pelo usuário e seus pets. Para fechar com chave de ouro reunimos outro amigo, o Felipe Mauro, que também enxergou potencial e nos permitiu levar o aplicativo para outro patamar em termos de tecnologia. Possibilitando o desenvolvimento da plataforma do zero em 2018, corrigindo inúmeras limitações de versões, bugs e diminuir os custos de processamento por usuário a um patamar alcançado apenas por startups gigantes”, pontua.

O profissional de comunicação reforça ainda que a atuação da Buu e a parceria com a ANDA são fundamentais para o projeto. “Desde o início a ANDA foi um grande parceiro neste projeto, e em outros também. Acreditou no trabalho que estamos desenvolvendo, e agora mais do que nunca, abre as suas portas para podermos falar um pouco mais sobre a plataforma e o seu propósito. A ANDA é um canal fundamental, não só para esse projeto, mas para tudo o que engloba o bem-estar animal no mundo inteiro. A Buu Digital é a agência que cuida do projeto dos três pilares do projeto: negócios, comunicação e tecnologia. É uma empresa que foca no lado social em praticamente todos os trabalhos que é envolvida. Uma empresa apaixonada em solucionar problemas e sonha em transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor um job de cada vez”, assinala Favery.

A ferramenta

O Petspot tem alcance nacional, mas por enquanto, os principais “petpotters”, cerca de 20 mil, estão localizados na Região Metropolitana de São Paulo, onde foi realizada a maior parte da divulgação inicial. A plataforma está crescendo organicamente (sem precisar de investimento pago para atrair público) em todo o país, mas em uma velocidade um pouquinho mais lenta, o que esperamos que possa mudar em breve, já que o objetivo do Petspot é auxiliar animais e tutores de todo o país. Até agora, mais de 850 animais foram cadastrados como desaparecidos, mais de 480 estão disponíveis para adoção e cerca de 270 animais retornaram para os seus lares. “Para quem já passou por problemas como perder um pet, sabe a dor e desespero que sentimos. Poder evitar que as pessoas sintam esse sentimento é algo que não tem preço. Imaginamos um mundo sem esse tipo de preocupações, onde poderemos cuidar da segurança, saúde e conforto de todos os pets e de suas famílias”, reforça o especialista em marketing.

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Favery esclarece que “funciona tanto no aplicativo para iOS e Android e também na versão para browser em computadores no www.petspot.app. Hoje, com a nossa limitação de investimentos, as prioridades acabam centradas no desenvolvimento de funcionalidades que ajudem a concretizarmos o propósito da plataforma. Como os reencontros dos animais desaparecidos, divulgação das adoções para que pets ganhem novas famílias, funcionalidades como organização da carteirinha de vacinação para facilitar à família a organizar a saúde do seu anjinho e também pagamentos como servidores e processamentos da distribuição dos alertas na plataforma. Os recursos de acessibilidade também são importantíssimos, mas devido às nossas limitações serão implementadas futuramente”, explica.

O empreendedor revela ainda que a ideia é que o Petspot alce voos ainda mais altos. “Muitos planos abrangem nosso roadmap, como ampliação das utilidades oferecidas para o cuidado com a segurança e saúde dos pets, como a carteirinha de vacinação, lembretes de cuidados com a saúde do seu pet, dicas de locais petfriendly, divulgação de lojas e produtos pet, divulgação de cupons de promoção, entre outras funcionalidades que entrarão em breve na plataforma. Mas o nosso maior plano sempre será o de zerar os casos de desaparecimentos onde as famílias não conseguem reencontrar seus anjinhos de quatro patas”, concluiu.

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Para saber mais, siga o Petspot no Instagram, YouTube, Facebook e no website.

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