EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Plantas florescem durante inverno europeu e cientistas falam em desequilíbrio climático; entenda

Fenômeno revela como o aquecimento global está alterando o calendário natural das plantas e pode desorganizar ecossistemas

12 de janeiro de 2026
Nilson Cortinhas
2 min. de leitura
A-
A+
Flores registradas no norte de Devon, Reino Unido. Foto: Alexander Spatari/Getty Images

O início de 2025 trouxe uma paisagem, até certo ponto, inesperada, para a Grã-Bretanha e a Irlanda: centenas de espécies de plantas florescendo em pleno inverno, relatou reportagem do Smithsonian Magazine. O fenômeno, registrado por cientistas durante a tradicional New Year Plant Hunt, organizada pela Sociedade Botânica da Grã-Bretanha e da Irlanda (BSBI), é um efeito visível de como as mudanças climáticas estão alterando os ritmos naturais dos ecossistemas.

Entre os dias 1º e 4 de janeiro, os participantes da iniciativa registraram 310 espécies nativas em floração – um número muito acima das cerca de 10 espécies normalmente esperadas para esse período do ano. Quando incluídas as plantas não nativas, o total chegou a 646 espécies floridas, segundo dados divulgados pelo Met Office, o serviço meteorológico nacional do Reino Unido.

Embora flores costumem ser associadas à chegada da primavera, a floração fora de época é motivo de preocupação. Análises da BSBI, com base nos dados coletados entre 2016 e 2025, apontam uma relação direta entre o aumento das temperaturas e a explosão de flores no inverno. Em média, a cada 1,8 grau Fahrenheit de elevação da temperatura, são registradas 2,5 espécies adicionais em floração em um mesmo local.

O impacto vai muito além da estética, contudo. A antecipação ou prolongamento do período de floração pode desalinhar relações fundamentais da natureza, como a sincronia entre plantas e insetos polinizadores. Abelhas, borboletas e outros organismos dependem de ciclos ajustados para se alimentar e se reproduzir.

O alerta de pesquisadores da BSBI é simples: o que parece bonito à primeira vista é, na verdade, um sinal de que o clima está mudando. O detalhe negativo é que se as plantas florescem quando os insetos ainda não emergiram, ou vice-versa, o risco é de perdas significativas para a biodiversidade e para a estabilidade dos ecossistemas.

Fonte: Um só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo