EnglishEspañolPortuguês

VITÓRIA

Plano de caça de 500 cervos é cancelado após pressão de ativistas na Itália

O tempo foi o maior aliado dos animais: enquanto as disputas judiciais se desenrolavam, a temporada de caça terminou em março. Com isso, a resolução expirou antes que um único tiro fosse disparado.

14 de maio de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Alex Ugalek/Shutterstock

Um plano para matar quase 500 cervos, incluindo mais de 140 filhotes, foi cancelado hoje (14/05) e a vitória está sendo celebrada por ONGs de direitos animais na Itália.

A história começou em agosto do ano passado, quando o Conselho Regional de Abruzos aprovou uma resolução autorizando que 469 cervos fosse mortos como parte de esforços de controle populacional. O plano gerou indignação entre ONGs ambientais e de proteção animal, que levaram o caso à justiça.

Apesar de um revés inicial — com o Tribunal Administrativo Regional (TAR Abruzos) se recusando a suspender a medida —, os ativistas não recuaram. Eles rapidamente recorreram ao Conselho de Estado, o mais alto tribunal administrativo da Itália, que anulou a decisão anterior e enviou o caso de volta para uma nova audiência.

Mas o tempo acabou sendo o maior aliado dos cervos. Enquanto as disputas judiciais se desenrolavam, a temporada de caça terminou em março. E, com isso, a resolução expirou antes que um único tiro fosse disparado.

Na tão aguardada audiência de hoje (14/05), o TAR encerrou oficialmente o caso, afirmando que não havia mais uma questão legal a ser resolvida, já que a resolução não era mais válida. Para Michele Pezone, advogado que representa as ONGs, o resultado é claro: “Os cervos não foram mortos. Esse é o ponto principal — e, para nós, isso é uma vitória.”

Após a audiência, Pezone explicou como eles próprios pediram ao tribunal que reconhecesse que o caso agora estava encerrado, mas insistiu que a batalha legal não foi em vão. “Isso é exatamente o que previmos meses atrás, quando a audiência foi marcada. Mesmo assim, nossos esforços valeram a pena: os cervos estão seguros”, afirmou.

Visitantes comuns da cidade

Nas florestas ao redor da cidade italiana de Civitella Alfedena, localizada na província de L’Aquila, na região de Abruzos, uma população significativa de cervos vive livremente. Sua presença ocasionalmente atrai predadores naturais, como lobos e ursos. Na verdade, uma das ruas da cidade abriga um centro de interpretação sobre lobos.

Machos com chifres impressionantes se tornaram visitantes frequentes da cidade. Em muitas ocasiões, sua presença proporcionou cenas espetaculares — cervos majestosos caminhando calmamente pelas ruas.

Empresas de turismo que oferecem viagens para a região de Abruzzo, no centro da Itália, costumam usar a população urbana de cervos como um atrativo para atrair visitantes. Os animais buscaram refúgio nas ruas para escapar da crescente pressão de predadores como ursos e lobos, além da escassez de alimentos nas montanhas, principalmente durante os meses de verão e inverno.

    Você viu?

    Ir para o topo