Cientistas da Pan African Sanctuaries Alliance apresentaram uma nova pesquisa que prevê a extinção do chimpanzé, a Pan troglodytes elliot, a mais rara subespécie de chimpanzés do mundo, dentro de 20 anos. Agora, apenas algumas semanas depois, um plano de conservação elaborado por especialistas em macacos de 17 grupos de conservação e agências governamentais para proteger e aumentar a população desse grande macaco em ponto crítico de ameaça de extinção entre em ação.
A subespécie, identificada por cientistas em 1997, está ameaçada devido sua proximidade com áreas densamente povoadas por humanos, o que resultou na destruição e fragmentação de seu habitat, além de alta incidência de caça desses animais silvestres para subsistência ou para comércio. Pior: como esses chimpanzés vivem em habitats cada vez menores, algumas doenças representam grave perigo para eles.
Organizações como IUCN Primate Specialist Group, San Diego Zoo Institute for Conservation Research, Wildlife Conservation Society, State University of New York-Albany e North Carolina Zoo contribuíram para esse plano de ação, que teve ainda o apoio dos governos da Nigéria e Camarões. “Nossos governos reconhecem a grande importância da conservação da biodiversidade para salvar nossa herança natural, e por isso nos envolvemos com tanto empenho no desenvolvimento desse plano de conservação”, conta Elvis Ngolle Ngolle, Ministro das Áreas Florestais de Camarões.
O plano identifica 25 sítios de conservação prioritários, que protegeriam 95% dos chimpanzés da Nigéria-Camarões remanescentes em ambiente silvestre. Ações específicas compreendem: revisar leis sobre a vida selvagem em cada país; campanhas para dar fim à venda de filhotes e de carne de chimpanzé; capacitar agentes locais a prender e processar caçadores de chimpanzés; criar uma campanha de conscientização a para fazer cumprir a lei além-fronteiras e envolver nesse processo agentes alfandegários, funcionários da imigração e juízes. O custo estimado de implementação desse plano chega a US$ 14,6 milhões.
De acordo com o plano de ação, proteger os chimpanzés ajudará outras espécies de macacos em estado crítico que vivem no mesmo habitat, como o Gorilla gorilla diehli, Mandrillus leucophaeus e o Allochrocebus preussi.
Fonte: Scientific American