Reunião entre a ONG ConAnimal e o prefeito João Girardi, nesta semana, definiu estratégia para solucionar problemas com animais abandonados em Concórdia. O encontro reuniu membros da ONG, prefeito municipal e comitiva formada por três secretarias municipais, além do vereador Vilmar Comassetto, responsável pela articulação da reunião. Os participantes decidiram que uma comissão formada por representantes da Secretaria de Saúde, Comunicação, Agricultura, IFC-Concórdia e ConAnimal vai criar um plano de ação conjunto para efetuar um trabalho de controle e proteção da população de animais abandonados, principalmente cães e gatos. O objetivo inicial é fazer uma campanha de conscientização sobre a responsabilidade de todos em relação aos animais e a realização do cadastramento dessa população. “Outra ação importante que deve ser organizada é a castração dos cães e gatos e a colocação de chips neles que permitirá a identificação dos tutored que, conforme prevê a legislação, são responsáveis pelo cuidado dos animais que têm”, disse Comassetto.
A ONG ConAnimal é a única entidade que realiza atualmente o atendimento à animais abandonados que sofrem maus-tratos ou adoentados. Os membros da ONG fazem um trabalho voluntário e não raro, aplicam recursos próprios para manter a entidade e atender os animais. Apesar de não ter a obrigação legal de prestar esse serviço, a entidade tem dado uma demonstração de espírito humanitário invejável. “É preciso reconhecer o esforço dos membros da ConAnimal , porém sozinhos não estão mais dando conta. É hora do poder público e da sociedade também ajudar nesta tarefa de saúde pública tão importante”, resumiu o vereador.
Recentemente, a ONG ConAnimal anunciou que poderia fechar devido a problemas financeiros e pela falta de apoio da comunidade e do poder público. Com este encaminhamento e com o compromisso da Administração Municipal de se envolver ativamente no processo, a ONG ganhou um novo fôlego para continuar com seu trabalho.
Fonte: Vermelho