Já foi encaminhado para a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6319/2019, que visa revogar o Dia Nacional do Rodeio, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro.
A proposta de autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG) deve ser analisada também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. “Devemos repudiar os absurdos comemorativos criados para se ganhar dinheiro ou riso fácil em cima da dor e do sofrimento dos animais”, argumenta o deputado.
A criação do Dia Nacional do Rodeio é resultado de um projeto de lei do deputado Capitão Augusto (PL-SP). “Não bastasse o absurdo da matéria em si, tendo em vista a violência a que o animal de rodeio é submetido, tem-se que a data comemorativa escolhida foi o dia 4 de outubro de cada ano, data que é conhecida como o Dia Mundial dos Animais!”, critica Costa na matéria do PL.
Vale lembrar que o rodeio não é parte da identidade cultural brasileira, já que se trata de prática importada. “Ora, não poderíamos deixar de manifestar nosso repúdio tanto em relação ao projeto, transformado em lei, quanto em relação à justificativa, uma vez que escolher o Dia Mundial dos Animais como data representativa para uma atividade cruel e de maus tratos é ultrajante! E mais, citar São Francisco de Assis para defesa do rodeio é, no mínimo, desconhecimento básico de sua vida e de seus princípios”, defende Fred Costa.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.