Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), pretende proibir a cirurgia de retirada de cordas vocais em animais no estado do Mato Grosso do Sul. A proposta foi apresentada ao plenário da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul na última terça-feira (11). O texto do PL proíbe ainda o procedimento cirúrgico de retirada das garras dos animais.
As cirurgias feitas para retirar as cordas vocais dos animais têm o intuito de inibir o latido dos cachorros e o miado dos gatos, impedindo assim, de forma cruel, que os animais emitam sons e se comuniquem. As informações são do portal Mídia Max.
De acordo com o projeto, só será autorizada a cirurgia que for indispensável para a saúde do animal, feita após avaliação de um médico veterinário.
A proposta estabelece multa de cerca de R$ 2,7 mil para o descumprimento da regra, além de uma possível cassação de alvará do estabelecimento e do profissional que realizarem o procedimento.
Apesar de ter sido apresentado em plenário nesta terça, o projeto deve ser votado apenas no próximo ano, já que as sessões se encerram na próxima quinta-feira (20).