Um projeto de lei prevê a garantia de que o trabalhador tenha o dia abonado, sem prejuízo ao salário, quando for preciso acompanhar um animal doméstico em uma consulta veterinária de emergência. O PL 9235/17 é de autoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).
Além do abono, a proposta propõe que a autorização dada ao funcionário de levar um animal a uma clínica veterinária em caso de emergência passe a fazer parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
“Nada mais natural que adequar a legislação trabalhista a esse contexto, permitindo que, nas ocasiões de emergências médicas, o responsável possa ter a falta justificada, por parte dos empregadores, para o acompanhamento de animais em emergências veterinárias”, explicou Orlando Silva.
O parlamentar acredita que os direitos animais devem ser defendidos pela lei assim como os direitos humanos e lembra que a amabilidade e o cuidado com os animais domésticos tem aumentado na sociedade brasileira. As informações são do site Amo Direito.
O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Confira a íntegra do projeto clicando aqui.