EnglishEspañolPortuguês

TRÁFICO

Píton, sucuri, jacarés e lagartixas de crista: animais exóticos são encontrados em mochila de passageiro de táxi que tentava atravessar fronteira com o Brasil

Animais vivos foram apreendidos pela Receita Federal na aduana que fica na Ponte Internacional da Amizade, principal ligação entre Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai.

20 de outubro de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Receita Federal

Agentes da Receita Federal fizeram uma apreensão incomum na noite deste sábado (18/10), ao encontrar 12 jacarés, 10 lagartixas de crista, uma sucuri e uma filhote de píton dentro da mochila de um passageiro. Ele estava em um táxi paraguaio que foi abordado quando passava pela aduana que fica na Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Cidade do Leste, no Paraguai.

Todos os animais estavam vivos e armazenados dentro de potes e sacos de pano. A fiscalização de rotina foi feita em parceria com a Polícia Federal e a Força Nacional.

O homem é brasileiro e contou aos agentes que tinha comprado os animais exóticos no Paraguai. Ele estava voltando ao Brasil e disse que levaria as espécies para São Paulo, aonde tinha objetivo de revender de maneira ilegal.

Segundo a Receita Federal, o homem não apresentou nenhuma documentação que autorizasse o transporte dos animais. Ele também informou aos agentes que esta não era a primeira vez que transportava espécies exóticas desta maneira.

Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Eco Park, em Foz do Iguaçu, onde passarão por avaliação veterinária. A previsão é de que eles sejam levados para o Instituto Água e Terra (IAT).

Conforme a Receita Federal, o transporte irregular de animais silvestres ou exóticos é considerado crime ambiental, sujeito a sanções penais e administrativas.

O homem foi levado para a delegacia da Polícia Federal, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que uma infração de menor potencial ofensivo.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo