Após período de reabilitação, adultos e filhotes serão colocados para adoção. O resgate foi realizado na sexta-feira (13) em uma casa no Jardim Engenho. O responsável ainda não foi localizado.
Os oito pit bulls resgatados em situação de desnutrição, devido a maus-tratos, se recuperam bem no Canil Municipal de Sertãozinho (SP), segundo a médica veterinária Caroline Rocha Pereira.
O flagrante do abandono, agora se tornou o flagrante de uma ‘barriga cheia’. Desde que chegaram no canil, os animais passam por acompanhamento especializado.
“[Essa filhotinha] está até dormindo agora, porque acabou de encher a barriguinha, está comendo bastante, ração, leite próprio para filhote, agora está relaxada de barriga cheia”, diz Caroline.
Após passarem pelo período de reabilitação, tanto a mãe e o pai, como os filhotes, serão colocados para a adoção.
Quem se interessar, pode comparecer ao Canil Municipal para visitação, na Avenida José Ferreira dos Reis, 890, Jardim Itupã, ou ligar no telefone (16) 3947-3218 para obter mais informações.
Recuperação
De acordo com a profissional, o quadro clínico era de desnutrição e desidratação, mas não havia fraturas ou machucados.
“A mãe está mais debilitada. No dia que ela chegou, ela teve que tomar um soro com vitamina, glicose, para a gente conseguir ‘dar um up’, mas agora o tratamento deles está sendo comida e água, bem reforçado, mas o problema maior deles era esse, o básico”, explica a médica veterinária.
Nesta segunda-feira (16), os filhotes foram vacinados e também tomaram vermífugos.
Nova vida
Como uma homenagem ao que eles passaram, Amor, Esperança, Caridade, Alegria, Bondade e Fé foram os nomes escolhidos para os seis filhotinhos de aproximadamente dois meses.
“Colocamos nomes positivos para tentar dar um final mais feliz para eles. Assim que eles estiverem um pouco melhores eles vão para adoção, todos eles. Os adultos, que são dóceis, são animais muito mansos, e os filhotes também”, diz Caroline.
A fêmea e o macho adultos, que têm cerca de cinco anos, já tinham nomes conhecidos pela vizinhança: Kira e Aquiles.
Ainda segundo a veterinária, a ideia é que em até 10 dias eles estejam prontos para ganhar novos lares.
“A gente quer aguardar um período também por questão judicial, porque o tutor pode entrar com um alguém pedido, mas acredito que ele não conseguirá de volta [a tutela deles].”
Resgate
Por meio de uma denúncia anônima, agentes da Polícia Civil, em conjunto com o Canil Municipal, resgataram os oito animais, sendo dois adultos e seis filhotes, em uma casa no Jardim Engenho, na sexta-feira (13).
No momento em que as equipes chegaram não havia ninguém na casa, mas diante da situação vulnerável dos cães, os policiais e veterinários do canil entraram na residência.
Segundo Caroline, havia indícios no local de que os animais adultos estariam praticando canibalismo, devido à escassez de água e alimentos.
“Chegando ao local, infelizmente nós percebemos indícios, tinham restos de animais, um terceiro animal que foi vítima de canibalismo. Nós acreditamos que esse comportamento tenha sido por sobrevivência, esses dois outros adultos, que a gente acredita serem a mãe e o pai desses filhotes, infelizmente praticaram o canibalismo, pois não havia nem água, nem comida, nada mesmo.”
O responsável pelos cachorros foi identificado pela polícia, mas ainda não foi localizado. Ele pode responder por crime de maus-tratos a animais e pegar de dois a cinco anos de prisão.
Fonte: G1