Um cachorro enfrentou trânsito intenso para chamar a atenção de um desconhecido e conseguir ajuda emergencial que salvou a vida de seus dois tutores, que estavam inconscientes em um acampamento de barracas em Pittsburgh recentemente, fazendo com que o animal fosse celebrado como herói.
Conforme relatou o morador local Gary Thynes em uma publicação nas redes sociais e em uma entrevista à emissora de TV WTAE de Pittsburgh, ele estava brincando com seu cachorro em um parque na noite de 29 de julho quando um pit bull se aproximou, latindo e claramente tentando chamar a atenção de alguém.
Thynes deixou seu cachorro com um amigo e começou a seguir o pit bull, que o guiou. Eles atravessaram uma rua movimentada e chegaram a um acampamento de barracas em um caminho “super isolado” atrás de alguns trilhos de trem, onde Thynes encontrou um homem deitado em um sofá vermelho e tentou, sem sucesso, acordá-lo, conforme ele relatou no Facebook.
Ele contou à WTAE que também viu uma mulher desacordada com as pernas para fora de uma barraca. Thynes ligou para o 911 para alertar os socorristas, que chegaram em minutos e levaram o casal para o hospital, segundo sua publicação.
O departamento de segurança pública de Pittsburgh confirmou posteriormente à imprensa que um homem e uma mulher — ambos inconscientes — foram levados do acampamento para o hospital.
“Estamos gratos aos nossos parceiros de segurança pública e ao bom samaritano que estava na área e pôde ajudar”, disseram as autoridades.
Thynes escreveu que, pouco depois, encontrou uma assistente social que sabia que as duas pessoas levadas ao hospital estavam em situação de rua. Ela também conhecia o cachorro que o levou até elas e confirmou que era deles, segundo ele.
Em vez de deixar o pit bull em um canil local, Thynes concordou em cuidar do animal enquanto seus tutores permaneciam hospitalizados.
“É uma honra para mim cuidar dele até que seus humanos se recuperem e possam se reunir com um cachorro que os ama muito”, disse Thynes, cuja postagem e entrevista à WTAE ganharam grande atenção na internet.
Thynes contou à emissora que o pit bull que ele está acolhendo “é um filhote persistente… incrível… e definitivamente salvou vidas”.
Além disso, ele compartilhou no Facebook que está em recuperação do vício em heroína e disse que ficou “muito feliz que a sobriedade… o deixou mais sintonizado com sua intuição” no dia em que encontrou o animal atento.
“A experiência foi surreal, mas só reforçou para mim que Deus é real e fala com você… se você escolher ouvir”, escreveu Thynes. “E eu estou muito feliz por ter ouvido.”
As autoridades não divulgaram detalhes sobre o estado do casal ou o que os deixou inconscientes. No entanto, entre os muitos comentários na página de Thynes no Facebook, um usuário escreveu:
“Esta é a mulher [cuja] vida você e meu cachorro salvaram — meu namorado e eu adoraríamos conhecê-lo.”
Outro comentário da mesma pessoa, sob uma foto do pit bull (que Thynes marcou como #cachorroherói), dizia: “Obrigada… a mamãe mal pode esperar para voltar para você.”
Thynes respondeu à usuária, que chamou o pit bull de East O: “Ele está ótimo! Estará aqui quando vocês estiverem prontos.”
“Estaremos eternamente em dívida com você”, escreveu a dona do cachorro em outra mensagem.
Thynes respondeu: “Estou muito feliz que vocês estão bem. Sei que é difícil. Já passei por isso… pode melhorar.”
O pit bull não é o único cachorro que já buscou ajuda para salvar vidas.
Em setembro, uma cadela salvou seu tutor, que machucou a perna em casa no estado de Washington, caiu e ficou horas sem conseguir se levantar, indo até uma estrada, sentando no meio dela até que um xerife parasse e o levando até o homem.
Alguns meses antes, um cachorro correu 6 km para buscar ajuda para seu tutor que havia caído com o carro em um desfiladeiro no Oregon. O homem foi resgatado.
E em janeiro de 2024, um homem que caiu no gelo de um lago congelado em Michigan foi salvo quando seu cachorro, sob orientação de um policial, levou equipamento de resgate até ele, permitindo que o agente o puxasse para segurança.
Um dos comentários no Facebook de Thynes destacou que ele havia chamado o pit bull de “herói”.
“Mas”, dizia a publicação, “você também é!”
Traduzido de The Guardian.