Uma jovem cadelinha pit bull chamada Daya, que vivia pelas ruas da Carolina do Sul, sem tutores responsáveis e alimentada por moradores locais, ficou abatida ao perder seus bebês. Daya deu à luz nove filhotes, que morreram logo depois do parto.
Voluntários da Halfway There Rescue, uma ONG sediada no sul da Carolina do Norte, que resgata e encaminha cães de rua nos Estados Unidos, resgatou a cadela.
A entidade é mantida, exclusivamente, com trabalhos voluntários. A ONG resgata e acolhe provisoriamente os animais nas casas dos voluntários e já conseguiu a adoção de mais de dois mil animais desde 2012.
Daya, totalmente triste pela morte de seus filhotes, foi resgatada por uma das voluntárias da Halfway There e teve sua recuperação bastante lenta, por condições emocionais e físicas.
A história fica mais emocionante quando um filhote, que se perdeu de sua mãe, também estava precisando de cuidados urgentes. O filhote chamado Raisin teria mais chances de sobreviver se encontrasse uma mãe com leite.
Segundo informações do site Metrópoles, a mãe biológica de Raisin foi encontrada grávida, desnutrida e doente. Ela não resistiu ao parto e o filhote – o único sobrevivente da ninhada – necessitava com urgência da presença de outra cadela para nutri-lo.
Os voluntários providenciaram o encontro, com muito cuidado, entre Daya e Raisin, sem saber da reação da pit bull ao filhote. Contudo, o instinto animal e materno de Daya tratou Raisin como se fosse seu próprio filho.