Dezenove pinguins da espécie Magalhães foram soltos a 84km da costa do Rio de Janeiro, após eles terem encalhado nas praias do estado. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou a ação depois deles serem resgatados e passarem pelos cuidados veterinários. Com a devolução dos pinguins à natureza, eles continuarão o processo migratório em direção ao sul do continente americano, na região do Chile e Argentina.
A ação, realizada em parceria com a Marinha do Brasil, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com o Instituto BW, mobilizou 42 profissionais.
Os pinguins haviam encalhado na costa norte do estado entre os meses de julho e agosto e foram resgatados em estado de saúde delicado. Eles passaram por hidratação, aquecimento, receberam medicação e fizeram exames.
— Esta é a primeira vez na história que o Governo do Estado realiza a soltura dessa espécie de animal. O Instituto Estadual do Ambiente articula o apoio de projetos responsáveis pelo manejo de fauna silvestre no estado do Rio de Janeiro, atividade essencial para a manutenção da nossa biodiversidade. Realizamos a devolução destes dezenove pinguins com muito orgulho e sensação de dever cumprido — afirma Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
A presença de pinguins nas praias do sul e sudeste brasileiro é um fenômeno natural e migratório que ocorre durante o inverno.