Na madrugada da última quinta-feira (13), ao menos 32 pinguins apareceram mortos nas praias de Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Conforme o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), o aparecimento de corpos de pinguins foram relatados em ao menos outras quatro cidades.
“Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Balneário Piçarras, Bombinhas e outras tiveram aparecimento de corpos de pinguins. Nossas equipes estão em campo coletando os animais que serão submetidos à necropsia na sede do PMP em Penha”, explicou a veterinária Adriane Steuernagel.
Desde segunda (10) pinguins mortos têm aparecido no litoral catarinense, mas nesta quarta, o número chamou atenção dos profissionais do projeto. Conforme Adriane, o mar revolto e a presença de vento na costa contribuiu para o aparecimento dos animais.
“Fazemos monitoramento diário, mas tantos animais mortos em um mesmo dia é incomum. Este é o período migratório dos pinguins, mas a causa da morte precisará ser investigada”, afirmou a veterinária.
“Depois que a maré encheu e desceu, eles ficaram na areia. Há várias hipóteses sobre a causa das mortes, que serão apuradas, mas uma que consideramos possível é afogamento, após serem presos em redes de pesca, mas ainda é cedo para afirmar qualquer coisa”, declarou o guarda ambiental Rodrigo Ramos Marques.
Fonte: G1