EnglishEspañolPortuguês

REABILITAÇÃO

Pinguins resgatados em estado crítico no ES fazem até fisioterapia para voltar ao mar

Dezenas de animais foram resgatados no litoral do Espírito Santo de janeiro a agosto. Eles passam por tratamento de reabilitação numa "CTI de pinguins" antes de serem devolvidos à natureza.

19 de setembro de 2024
g1 ES
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ipram

Onze pinguins resgatados no litoral do Espírito Santo têm uma rotina intensa de cuidados para voltarem ao mar. Entre as atividades, os animais fazem até fisioterapia, com exercícios na água para auxiliar na recuperação da musculação e na impermeabilização das penas. Caso sejam “aprovados” e apresentem boas condições de saúde, o retorno ao mar deve acontecer em breve.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), 56 pinguins foram resgatados entre janeiro e agosto de 2024 em todo o estado. A maior parte dos encalhes desses animais ocorreu na última quinzena de julho, reduzindo drasticamente os registros no mês de agosto.

“A não ser que um novo bando passe por nosso estado, é provável que não cheguem mais pinguins em grande quantidade neste ano de 2024”, informou o instituto.

Os animais resgatados foram encontrados em estado crítico e alguns apresentavam feridas de predação nos membros pélvicos e nas costas, além de falhas nas penas que sugerem aprisionamento em redes de pesca. Apenas 11 sobreviveram. São eles que hoje fazem as sessões de fisioterapia para retornarem ao mar.

Atualmente, os pinguins estão no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Estado (Cram-ES), localizado em Cariacica, na Grande Vitória, que conta com uma espécie de “CTI de pinguins”, para tratar os animais em estado mais crítico.

    Você viu?

    Ir para o topo