EnglishEspañolPortuguês

MIGRAÇÃO

Pinguins-de-magalhães estão encalhando com frequência em praias de SC

9 de setembro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Dados mostram a presença de 3.393 pinguins-de-Magalhães no Brasil. | Foto: Pixabay

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) coletou dados que mostram que no ano de 2021 Santa Catarina foi o estado com maior incidência de pinguins-de-magalhães. Os dados coletados pelo projeto mostraram a presença de 2.421 animais desta espécie entre janeiro e agosto deste ano no litoral catarinense.

Ao todo, foram encontrados 3.393 pinguins desta espécie no Brasil, e atrás de Santa Catarina, ficou São Paulo, onde foram encontrados 559 pinguins-de-magalhães. Esses animais costumam migrar para o Brasil entre junho e novembro, vindos das Ilhas Malvinas, Argentina, e Chile, e a observação deles ajuda a entender a variação no comportamento migratório sazonal.

Segundo o portal G1, além desta espécie, o animal de maior incidência segundo o PMP, é a tartaruga-marinha, sendo seu número de 6.041 animais, mais presentes no Rio de Janeiro e Espírito Santo. A quantidade de tartarugas-marinhas representa quase metade dos animais encontrados na costa brasileira.

A tartaruga marinha é o animal de maior incidência na costa brasileira. | Foto: Ilustração/Pixabay

O PMP também atua avaliando os animais que são encontrados mortos ou debilitados, e quando necessário os encaminham para um atendimento veterinário, como um pinguim da espécie citada anteriormente, que foi encontrado e resgatado no Centro de Florianópolis. Ele recebeu cuidados da equipe veterinária e também foi aquecido.

Você viu?

Ir para o topo