EnglishEspañolPortuguês

Pinguim é resgatado de mangue por moradores em Cubatão (SP)

5 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Pescador Valdemir retirou a ave do braço do mar
Pescador Valdemir retirou a ave do braço do mar

Cansado da longa viagem e debilitado pela escassez de comida, um visitante encontrou pouso seguro na Vila dos Pescadores, em Cubatão, na tarde de quarta-feira (3). Um pinguim foi retirado do mangue por moradores do núcleo. Mesmo ferido e exausto da aventura, ele resistiu à captura, mas se rendeu.
A dúvida que paira, agora, é como ele se perdeu no mar, atravessou o canal do Estuário santista e parou na rara vegetação do braço de mar poluído. A captura da ave não foi fácil. “Ele fugia ao me aproximar. Nadava tranquilo, mas com dificuldade. Estava com medo de que ele morresse de fome ou fosse atacado por outro animal. Tive que me esconder para poder pegá-lo”, descreve o herói da tarde, o pescador Valdemir da Silva Santos, de 21 anos.
“Mas, depois, o pinguim se mostrou bem dócil”, continua ele, que permaneceu com o animal nos braços, envolto em mantas. “Tem bastante lixo (na água). Seria perigoso ele comer um saco plástico e morrer. Pena ser crime cuidar dele em casa, senão, ele ficaria comigo”, afirma Edna de Souza.
Atração
Acostumada às frias temperaturas do extremo sul do planeta, a ave se familiarizou com o calor humano recebido. E se tornou a principal atração entre os moradores, uma espécie de celebridade, como registrou o repórter-fotográfico de A Tribuna, Alberto Marques.
“Tentei dar sardinha para ele, mas não quis. Acho que está bastante cansado ou não gosta de sardinha enlatada”, comenta a dona de casa Juliana Maria de Oliveira, de 22 anos. A ave foi tirada do mangue por volta das 14 horas. Somente no começo da noite, uma equipe do Corpo de Bombeiros encaminhou o animal para o Aquário Municipal de Santos, onde receberia atendimento especializado.
Fonte: A Tribuna

Você viu?

Ir para o topo