Um pinguim da espécie Magalhães foi resgatado pela Guarda Costeira de Praia Grande (SP) na manhã desta quinta-feira, nas areias da praia do bairro Aviação. O animal estava debilitado e pode ter se desgarrado do bando por conta do mar agitado.
Mesmo com o tempo instável, um homem caminhava pela praia quando viu o animal na areia e logo acionou o 199, número da Guarda Civil Municipal (GCM). A equipe de plantão da Guarda Costeira foi até o local e conseguiu resgatar o animal, que apesar de estar visivelmente debilitado, não estava ferido.
De acordo com o inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo, provavelmente, o animal, ainda filhote, se desgarrou do bando durante a viagem pelas águas da região. “A escassez de alimento e o mar agitado fazem com que o animal fique fraco e acabe se desgarrando, vindo parar na praia”.
O Gremar (Associação de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos) foi acionado e levou a ave marinha para tratamento. Este ano, a Guarda Costeira resgatou 37 pinguins nas praias da Cidade, entretanto apenas 5 estavam vivos.
O inspetor lembra sempre que as pessoas que eventualmente se deparam com um animal marinho não devem tentar manuseá-los ou tratá-los. “Os pingüins, por exemplo, ao contrário do que as pessoas pensam, precisam ficar em ambiente aquecido, pois muitas vezes estão com hipotermia, ou seja, a temperatura muito baixa”. Portanto, a providência indicada é que acionem a Guarda Costeira.
Ainda na quinta-feira, a equipe foi chamada para recolher outros dois animais marinhos: uma toninha e uma tartaruga-verde. Entretanto, ambos já estavam sem vida.
Fonte: Diário do Litoral