Durante Varredura ao Litoral Norte, operação que tem por finalidade identificar e combater crimes ambientais e também fontes de risco que possam de alguma forma prejudicar ou atingir a tranquilidade e a segurança dos veranistas, uma guarnição do Comando Ambiental da Brigada Militar foi chamada para resgatar um pinguim que estava próximo a guarita de salva-vidas,no município de Torres/RS.
O fato ocorreu no inicio desta semana. O pinguim-de-magalhães, espécie que habita o continente sul americano, tinha cerca de 30 centímetros e pesava menos de três quilos, de acordo com os policiais que realizaram o resgate. Conforme investigação realizada pelos especialistas, o animal por ter pequeno porte, se encontrava cansado tendo parado a beira mar para descansar.
O pinguim foi conduzido e examinado por uma equipe do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), no município de Imbé, a fim de ser tratado e posteriormente, tão logo tenha condições de voltar ao mar, deverá ser realizada sua soltura.
O Comando Ambiental da Brigada Militar informa aos veranistas que nesta época do ano é muito comum a presença de animais como, pinguins, lobos e leões marinhos no nosso litoral. A orientação aos veranistas é que os animais não sejam tocados, nem removidos da praia, não sejam alimentados ou recolocados na água, e também que não seja permitida a aproximação de cães.
O Comando Ambiental orienta que ao encontrar um animal marinho a Beira Mar os procedimentos corretos para ajudá-los são: Nunca os remova da praia, nunca tente alimentá-los ou recolocá-los na água, mantenha distância, afaste os cães e não toque nos animais, pois eles poderão transmitir doenças. Respeite a rotina de vida desses animais. Apenas avise os órgãos competentes de sua região. Saiba que muitos destes animais param a beira mar para descansar e retornam ao mar sozinho.
Fonte: RVS Brasil