EnglishEspañolPortuguês

Pinguim é encontrado em praia de Angra dos Reis (RJ)

13 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Pinguim é encontrado na Praia do Paraíso, em Angra dos Reis, RJ (Foto: Reprodução /TV Rio Sul)
Pinguim é encontrado na Praia do Paraíso, em Angra dos Reis, RJ (Foto: Reprodução /TV Rio Sul)

Um pinguim foi encontrado na manhã desta terça-feira (12), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Ele foi trazido pela corrente marítima até a Praia do Paraíso, onde foi visto por uma moradora. “Meus cachorros começaram a latir, aí minha mãe me chamou. A gente foi ver e era o pinguim, caído, meio debilitado, machucado”, contou a estudante Débora Aguiar Fausti.

A mãe de Débora, Daise Aguiar dos Santos, tentou contato com instituições de proteção aos animais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, mas todos disseram que “não tinham meios para tratar do animal”. A moradora conta que, por conta do forte calor, manteve o pinguim molhado durante todo o dia, e o devolveu ao mar por volta das 16h. “Minha filha vestiu luvas e o colocou na água, até que ele ganhou o mar e foi embora”.

O biólogo André Luiz de Araújo explicou que existe uma razão para os pinguins virem parar na costa brasileira. “Esses animais habitam as costas de Chile, Argentina, Ilhas Malvinas e, em busca de alimentos, eles caem em correntes ascendentes, que estão subindo a costa do Brasil. Em função disso, ele vai partes da costa do Brasil, não só no estado do Rio de Janeiro”.

Ele também alerta que é importante evitar o contato com o animal. “[O pinguim] pode contaminar a fauna regional. Isso seria um caso mais extremo, mas a gente não deve tocar. Eu sei que gera uma comoção, de ver aquele animal debilitado, porque ele viajou milhares de quilômetros, mas não se deve tocar. A gente não tem experiência nem conhecimento quanto a isso. E como faz parte do processo natural, infelizmente, muitos virão a morrer, mesmo”, finalizou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo