O pequeno chimpanzé Mussa é mais um bebê órfão vítima do tráfico de animais na África. A história dele talvez não seja muito diferente do que a de milhares de filhotes que tiveram suas mãe mortas para serem escravizados como animais domésticos.
Mas apesar de terem um passado em comum, Mussa ganhou um futuro graças a um salvador. O pequeno bebê teve a chance de encontrar Anthony Caere, um experiente piloto de helicóptero, que após saber da história do filhote se prontificou a levá-lo até um local seguro.
O chimpanzé foi resgatado no Parque Nacional Virunga e embarcou com destino ao santuário Lwiro Primates, um refúgio para filhotes órfãos e vítimas de traficantes. Para tornar a experiência de Mussa o menos traumatizante possível, Anthony decidiu não colocá-lo em uma gaiolinha e o levou em seu colo, para que o bebê se sentisse seguro.
O piloto contou que recebeu afagos e carinhos do filhote. “Um bebê precisa de abraços e compaixão em vez de ser enjaulado durante um voo estressante”, disse.
Ele lembra ainda que assim que o chimpanzé aterrissou, ele rapidamente aceitou o colo e abraço de uma cuidadora do santuário. Ele estava muito carente e precisava se sentir acolhido. “Isso parece fofo, mas na verdade é uma história triste. Ele deveria estar com sua mamãe”, lamentou Anthony.
A história do pequeno Mussa foi compartilhada na página no Facebook do Lwiro Primates e informa que o filhote está se adaptando muito bem e adora comer tomates. O cuidadores do bebê afirmam também que ele é muito inteligente e que todos têm esperança que ele retorne ao seu habitat quando crescer mais um pouco.