O Piauí lidera o ranking nacional com o maior percentual de domicílios com gatos, totalizando 32,6% das residências com a presença de pelo menos um gato. Esse dado representa 70% a mais do que a média nacional, que é de 19,3%.
Esta é a segunda vez que os piauienses aparecem como os maiores amantes de gatos do Brasil. Em 2017, existia pelo menos um felino em 34,2% das casas do estado.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2019, mas divulgados em 2022.
O estado é seguido pelo Maranhão (31,5%), Ceará (29,3%), Tocantins (27,2%) e Rondônia (26,9%) entre os cinco primeiros.
Segundo o supervisor de disseminação de informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, essa pesquisa não trouxe informações sobre o quantitativo de gatos por domicílio. “Nossas pesquisas nunca capturaram essa informação”, esclareceu.
A PNS também não traz dados sobre gatos que não possuem tutores e vivem nas ruas, muitos deles não castrados.
Teresina também lidera a lista nacional
A capital piauiense também concentra o maior percentual de domicílios com gatos entre as capitais brasileiras. No ano da pesquisa, foram constatados 26,4% dos lares teresinenses com ao menos um gato, enquanto a média nacional entre as capitais é de 15,4%.
Fonte: G1