A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deram início, nesta terça-feira (22), à Operação Cantoria, que tem o objetivo de prender “criadores amadorísticos” de pássaros silvestres em seis cidades do Rio Grande do Sul.
Segundo as investigações, que começaram em junho, o grupo recebia anilhas para pássaros de maneira fraudulenta. O controle e entrega desse aparelho é de exclusividade do Ibama. Os criminosos são suspeitos de duplicar a numeração. Assim, aves retiradas da natureza recebiam o equipamento e constavam como regulares.
Devem ser cumpridos cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão. Participaram da Operação Cantoria 57 policiais federais e 29 servidores do Ibama.
Fonte: G1
Nota da Redação: “Pássaro na gaiola não canta, lamenta”, já dizia o velho ditado. É um crime contra a natureza aprisionar uma ave ou qualquer outro animal. Apenas corações mesquinhos conseguem sentir satisfação em engaiolar a leveza, a liberdade, o canto e a beleza de um pássaro. Qualquer forma de comércio e de exploração animal deveria ser considerada criminosa. Defendemos o fim do comércio de animais.