Por Robson Fernando de Souza (da Redação)
Mais um caso de animal tratado como presente e oferecido por sorteio está revoltando os defensores dos animais. Agora é a vez do petshop Cia. dos Bichos, em Ribeirão Preto (SP), que está sorteando um filhote de cachorro da raça whippet. O sorteio é dirigido, segundo o estabelecimento, para o cliente que “é louco por animais”.
As condições para ganhar de presente o cão são a compra de algum produto para animais domésticos na loja, situada dentro do Extra da Avenida Presidente Vargas, e dizer que viu o anúncio do sorteio no Facebook. O cliente ganha um cupom com um número a ser sorteado. O sorteio está marcado para a próxima quinta-feira.
Os cães da raça whippet são descritos de forma bastante técnica pela página de aplicativo do sorteio, como “potentes caçadores e atletas natos, em vista de seu físico aerodinâmico (sic)” e “um cão de médio porte cujo adestramento apresenta dificuldade moderada para donos (sic) inexperientes”.
O sorteio do filhote e a descrição reservada à sua raça são demonstrações de como os responsáveis veem os cães – como meros objetos dotados até de “dados técnicos” e que podem ser tratados como mercadorias e presentes.
Protestos devem ser dirigidos à página do petshop no Facebook, de modo que seus responsáveis revejam a forma como veem os animais não humanos e cancelem o sorteio, porque animais não são produtos a serem comercializados ou dados de presente.