Por SAEPA Proteção Animal (em colaboração para a ANDA)
Alfenas, MG, sediará em agosto um evento onde serão realizados rodeios e vaquejadas. Ao tomar conhecimento, a Saepa (Sociedade Alfenense de Educação para a Proteção Animal) criou uma petição online pedindo o fim de atividades com exploração animal para entretenimento na cidade.
A Saepa afirma que não é contra realização das Festas de Peão com música, diversão, praças de alimentação e eventos de entretenimento desde que estes não imponham ou provoquem sofrimento a animais indefesos. A ONG acredita que apenas uma grande mobibilização coletiva pode por fim a este retrocesso.
Na descrição da petição, a Saepa reproduziu um trecho do artigo intitulado “Espetáculos Públicos e Exibição de Animais” da promotora de justiça Vania Maria Tuglio. “Animais explorados em rodeios, na sua maioria, são mansos e precisam ser espicaçados e atormentados para demonstrar uma selvageria que não possuem, mas que na verdade é expressão de desespero e dor. Para falsear a realidade e demonstrar um espírito violento inexistente, os peões utilizam-se de vários artifícios que, atrelados aos animais ou ao peão que os montam, ou não, causam dor e desconforto aos animais, revelando cruel e intolerável insensibilidade humana.”