Por Helena Terra (da Redação)
Uma petição foi criada pela ativista Barabara Nápoles e tem como alvo o governador do estado de Nevada, nos EUA, James Murren. De acordo com a Animals Change, a petição pretende defender os golfinhos da condição de exploração a que são submetidos para apresentação de um espetáculo intitulado de “O Jardim Secreto e Habitat de Golfinhos de Siegfried e Roy”, localizado no hotel Mirage e pertencente à rede MGM Grand International.
Organizações como a Born Free USA e a WSPA condenaram este local pelo fato de objetivar o lucro às custas do sofrimento e da exploração de animais. As organizações a chamam de “piscina da morte de golfinhos”.
Embora a instituição responsável pelas apresentações alegue ser um órgão “educacional e de pesquisa”, os golfinhos são obrigados a fazer truques como virar, pular, andar com a nadadeira e pular sobre uma plataforma diante de um público pagante.
Estes não são comportamentos naturais de um golfinho. Este comportamento é obtido mediante treinamento forçado.
Esses espetáculos têm sido uma verdadeira sentença de morte para muitos golfinhos tanto selvagens quanto nascidos em cativeiro.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional possui dados dos golfinhos do Mirage e a causa de sua morte. Veja no quadro abaixo uma lista de todos os golfinhos que morreram no Mirage desde sua abertura em 1990:
* Rascal – idade 4 – morte desconhecida
* Pablo – idade 10 – fungo em seus pulmões
* Darla – idade 18 – pancreatite crônica
* Squirt – idade 15 – problemas respiratorios
* Picabo – idade18 – morreu de repente de um rompimento estomacal
* Bugsy – idade 3 – abscesso pulmonar
* (sem nome) – natimorto
*(sem nome) – 2 semanas – edema pulmonar
* Sigma – idade 32 – parada cardíaca
* Banjo – idade 32 – parada cardíaca
* Merlin – idade 40 (estimada) –pneumonia
* Sage – idade 11 – morte desconhecida
* St. Pepper – idade 2 – infecção nos pulmões
Para mais detalhes sobre a petição, acesse aqui.