Está circulando na internet uma petição contra a expansão das touradas nas ilhas sem tradição tauromáquica.
A petição, promovida no blogue soscostanorte. blogspot.com, pretende deter a expansão dos eventos que, segundo Filipe Tavares, mentor do grupo e criador do website, incorrem em ilegalidade, dado que só podem ocorrer caso os locais em questão contem com mais de 50 anos desta tradição.
O movimento contra as touradas, que já conta com mais de 2000 apoiantes na Região, tem por objetivo erradicá-las completamente do arquipélago, reinvidicando, por agora, que “não se alastre a outras ilhas”, explica Filipe.
O coordenador do movimento acredita que a promoção das touradas visa combater a decadência do setor tauromáquico na região. Na sua opinião, o silêncio das figuras políticas neste ponto deve-se à certeza que “pode significar perda de votos”, para além deste tipo de eventos representar uma “forma fácil de populismo”.
A petição, disponível no blogue é acompanhada de fortes críticas à tradição, e conta com um depoimento de D.António de Sousa Braga, Bispo de Angra, segundo o qual os animais “não devem ser objeto de sofrimentos gratuitos e inúteis”.
Fonte: AO Online