A caça aos golfinhos no Japão está gerando um movimento de protesto, sustentado por uma petição com 1,7 milhão de assinaturas, de pessoas de 150 países. Hoje, uma manifestação às portas da embaixada dos Estados Unidos em Tóquio pediu a intervenção de Barack Obama.
Richard O’Barry – personagem principal do filme The Cove, que no início do ano ganhou o Oscar de melhor documentário e denuncia a caça aos golfinhos que é praticada em Taiji – entregou a petição aos responsáveis da embaixada.
Ontem, a pesca aos golfinhos foi retomada naquela vila japonesa. Todos os anos, os pescadores de Taiji capturam cerca de dois mil golfinhos. Uns são vendidos a parques de atrações turísticas com espetáculos com animais marinhos e outros são mortos para serem consumidos.
“Estamos aqui para pedir ao presidente Obama para agir e pedir ao governo japonês para parar este massacre anual, brutal e anacrônico de golfinhos”, disse O’Barry.
O ativista – que está no Japão com ambientalistas americanos, canadensess e australianos – explicou que renunciou visitar Taiji depois de ter recebido ameaças de grupos nacionalistas nipônicos. “A polícia preveniu-me que se fosse iria haver violência”, salientou.
Em março, o Oscar para The Cove provocou a ira da população de Taiji, que criticou de “hipocrisia” os ocidentais, que se emocionam com os golfinhos mas depois massacram vacas e porcos nos matadouros.
Numerosos habitantes da vila criticam ainda o realizador do filme, Louie Psihoyos, por ter ignorado a tradição cultural da caça aos cetáceos praticada na região desde o século XVII.
Fonte: Ecosfera